quinta-feira, 11 setembro 2025

PR felicita Ribeira Grande de Santiago pelo Dia do Município e do Santo Padroeiro, reafirmando sua inteira disponibilidade para aprofundar a cooperação com a edilidade

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

“O Chefe de Estado felicita, todos os munícipes, quer os que residem no concelho, quer os que, nas diferentes ilhas de Cabo Verde ou espalhados pelo mundo, continuam a honrar a sua terra de origem e a contribuir para o engrandecimento do país”, refere o gabinete do chefe de Estado.

Conforme o documento remetido ao Asemanaonline, o PR enaltece as conquistas no município em múltiplos domínios, registando com apreço “os avanços verificados no alargamento do acesso da população a serviços essenciais e infraestruturas sociais, os esforços desenvolvidos para a requalificação urbana e para a melhoria da iluminação pública, bem como o investimento na formação e no empreendedorismo”.

Para José Maria Neves, estes progressos, impulsionados tanto pela edilidade como pelo Governo, “atestam um compromisso inequívoco com a elevação da qualidade de vida dos cidadãos”.  

Porém, considera que existem desafios estruturais que exigem uma resposta “célere e eficaz”, designadamente o desemprego, as assimetrias regionais, a erosão do poder de compra, a elevada incidência da pobreza, o défice habitacional e o êxodo da população jovem.

“Torna-se, pois, imperativo intensificar os investimentos orientados para a melhoria das condições de vida das famílias, o reforço dos serviços de saúde, o desencravamento de localidades e a dinamização de fontes sustentáveis de rendimento”, diz Neves.  

Ainda de acordo com nota de imprensa, o chefe de Estado declara que não tem dúvidas, entretanto, que Ribeira Grande de Santiago dispõe de um potencial notável e de condições privilegiadas para atrair investimentos estratégicos e impulsionar o seu desenvolvimento. Para tal, o mesmo salienta que é essencial uma “aposta firme e estruturada” em setores-chave, nomeadamente a agricultura, a pesca, a cultura e, acima de tudo, o turismo.

“A riqueza histórica e patrimonial da Cidade Velha deve ser plenamente capitalizada, num quadro de políticas públicas bem articuladas e de parcerias sólidas que assegurem um crescimento harmonioso e sustentável”, sublinha o PR”.  

É de recordar que no dia 29 deste mês, Neves esteve presente na abertura das “Jornadas Científicas e Culturais: O Património da Cidade Velha e a Identidade Nacional”, enquanto Champion Africano para a Preservação do Património Natural e Cultural de África, ocasião em que reiterou apelos sobre a salvaguarda da herança cultural e histórica que a Cidade Velha representa.

“A concretização do Estatuto Especial da Cidade Velha constitui uma necessidade premente e inadiável. A salvaguarda do seu estatuto de Património Mundial da Humanidade reclama um compromisso coletivo e uma estratégia concertada entre os diversos intervenientes – Câmara Municipal, Governo, comunidades locais, sociedade civil, universidades, peritos e organismos internacionais –, de forma a garantir uma gestão sustentável e eficaz deste legado ímpar”, reforça o Mais Alto Magistrado da Nação.

Conclui José Maria Neves, destacando o desejo de que as celebrações decorram em ambiente de serenidade e coesão e augurando os maiores sucessos para a edilidade e o bem-estar de toda a população da Ribeira Grande de Santiago.

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 7 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 12 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 17 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos