sexta-feira, 12 setembro 2025

Lula recorda vítimas do holocausto e adverte para ressurgimento de “perigos do extremismo”

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Em comunicado divulgado pela presidência brasileira, Lula da Silva, no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e no 80.º aniversário da libertação do campo de Auschwitz recordou que  “Auschwitz foi o palco de uma brutalidade indescritível, onde pereceram um milhão dos seis milhões de judeus que perderam suas vidas sob a barbárie do regime nazi de Hitler”.

“Recordar seus horrores não é apenas um ato de memória, mas também um gesto de compromisso com a Humanidade diante dos perigos do extremismo que ressurge nos dias de hoje”, reforçou o chefe de Estado brasileiro.

Vários líderes europeus assinalaram hoje os 80 anos da libertação do campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, construído pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial na Polónia, e apelaram para que a memória do Holocausto não desapareça.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou hoje à memória coletiva em relação ao antissemitismo e outras formas de ódio, para que não se repitam.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, manifestou hoje a sua solidariedade com as vítimas dos campos de concentração e de extermínio da Alemanha nazi.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, cujo país luta contra a invasão russa há três anos, apelou hoje ao mundo que "impeça que o mal vença".

Já o Chefe de Estado francês, Emmanuel Macron, prometeu hoje que o seu país "não cederá perante o antissemitismo em todas as suas formas".

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, disse que "os polacos são os guardiões da memória" das vítimas dos nazis nos campos de Auschwitz-Birkenau, que foi libertado pelo exército soviético há 80 anos.

Auschwitz-Birkenau tornou-se o símbolo do genocídio perpetrado pela Alemanha nazi contra seis milhões de judeus europeus, um milhão dos quais morreram no campo entre 1940 e 1945, bem como mais de 100.000 não judeus.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 9 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 15 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
4 days 19 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos