sexta-feira, 12 setembro 2025

Orbán considera que sem a atual administração dos EUA não haveria guerra na Ucrânia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

“Sem os EUA não haveria guerra [na Ucrânia] ”, disse Viktor Orbán nas suas declarações semanais à rádio pública Kossuth, acrescentando que na situação atual “há dois presidentes, um apoia a guerra [Joe Biden] e o outro está a favor da paz [Donald Trump]".

O primeiro-ministro húngaro afirmou que o presidente norte-americano cessante é apoiado pelo magnata George Soros – de origem húngara e inimigo político de Orbán – e que Biden “quer intensificar a guerra”.

Trump tomará posse a 20 de janeiro, lembrou o primeiro-ministro, e “tentará fazer a paz” na Ucrânia.

Orbán é um aliado próximo de Trump e no passado garantiu que quando o norte-americano assumisse o poder “traria paz à Ucrânia “num só dia”.

“Chegou o momento das mudanças nos EUA”, disse Orbán, descrevendo a situação atual administração dos Estados Unidos como “absurda”.

O governante acrescentou que “depois da guerra a Europa terá de resolver a sua situação de segurança”, uma vez que “o continente é fraco e não poderia competir militarmente com a Rússia”.

A Semana com Lusa

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
2 days 17 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
4 days 23 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
5 days 3 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos