quarta-feira, 24 junho 2026

A ATUALIDADE

EUA reforçam diálogo com África sobre minerais raros

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Várias delegações africanas participaram, nesta quarta-feira, 4 de Fevereiro, na cimeira dos minerais raros que decorreu na Casa Branca, em Washington. A administração de Donald Trump tenta garantir e reforçar o fornecimento de matérias-primas, face à concorrência da China.

Uma cimeira dedicada às matérias-primas essenciais para as tecnologias modernas, abrangendo sectores estratégicos como as telecomunicações, o sector aeroespacial e militar e as indústrias de defesa. O vice-presidente JD Vance afirmou que os Estados Unidos já assinaram acordos bilaterais sobre minerais raros, mas pretendem construir uma coligação de aliados.

O objectivo de Washington é estabelecer parcerias internacionais fortes e diversificadas, visando garantir cadeias de abastecimento de recursos estratégicos face à concorrência chinesa. Esta abordagem pode remodelar as cadeias de abastecimento globais de materiais essenciais para tecnologias avançadas, ao mesmo tempo que aumenta os custos para os fabricantes a curto prazo e agrava as tensões comerciais com Pequim.

Nesse sentido, os Estados Unidos da América propuseram a criação de um Acordo-Quadro sobre Minerais Críticos, com vista ao estabelecimento de princípios comuns para investimentos responsáveis, cooperação tecnológica e resiliência das cadeias de abastecimento.

O jornal do Burkina Faso "Le Pays" escreve que, nestas negociações, os países africanos precisam de ser capazes de exercer influência junto de um Donald Trump insaciável, que não olha a meios para atingir os fins.

O diário independente cita ainda o caso da República Democrática do Congo, fragilizada pela situação de segurança na sua região leste, sublinhando que se espera que as autoridades em Kinshasa não sejam forçadas a vender os recursos do país para externalizar a sua segurança.

Para além da RDC, participaram ainda nesta cimeira o Quénia, a Guiné-Conacri e Angola, que se fez representar pelo embaixador do país nos Estados Unidos da América. De acordo com a imprensa angolana, Agostinho Van-Dúnem reuniu-se com representantes governamentais de diversos países e organizações internacionais para promover a cooperação internacional no domínio dos minerais críticos, bem como o reforço das cadeias globais de fornecimento de forma segura, transparente e sustentável.

As autoridades europeias também marcaram presença na reunião, na esperança de chegar a um acordo com a administração Trump sobre os elementos de terras raras. O Comissário Europeu Stéphane Séjourné representou a União Europeia nas discussões ministeriais, que incluíram delegações da Índia, Coreia do Sul, Israel e Japão. A UE pretende coordenar acções com os americanos para evitar a concorrência desenfreada no estrangeiro, como é o caso da Austrália, rica em recursos naturais.

A Semana com RFI AFRICA

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Miranda
2 days 7 hours

Boa iniciativa essa da reedição de Lexico de Armando Napoleão Fernandes, de S.Catarina. Avante com o trabalho e força ...

jmn
4 days 17 hours

Francisco Carvalho recebeu do povo cabo-verdiano uma oportunidade histórica. Uma maioria absoluta não é um prémio pessoal ...

Terra
8 days 21 hours

A nossa terra a muito que fazer sobre descriminação sobre essas matérias os nossos políticos estão a usar memórias d ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos