Vários passageiros com destino aos Estados Unidos enfrentam sérias dificuldades para deixar a ilha do Fogo a tempo de embarcar nos seus voos internacionais devido ao cancelamento das ligações aéreas da TACV.
Na quinta-feira, vários emigrantes cujos voos para hoje e sábado foram cancelados, passaram a tarde nas imediações da agência da CV Interilhas na tentativa de encontrar um lugar na ligação regular de sábado do navio Kriola, mas sem sucesso.
Mais de uma dezena de emigrantes, por exemplo, foram notificados para embarcar no navio Kriola às 23:00 de sábado, dia 06, com chegada a Santiago prevista para o dia seguinte, sendo que os seus voos internacionais estavam marcados para as zero hora de domingo, 07, tornando impossível a chegada a tempo ao aeroporto da Praia e à consequente ligação internacional.
Além do prejuízo financeiro com a perda das passagens, muitos dos passageiros afirmam estar mais preocupados com a possível perda dos seus postos de trabalho nos Estados Unidos.
Na quinta-feira, 04, vários passageiros tentaram adquirir bilhetes para a viagem regular já que a alternativa dos TACV – Cabo Verde Airlines de aluguer do navio Kriola revela-se inviável para os passageiros afectados, já que o horário da viagem não permite a chegada atempada para o voo de conexão.
A situação está a gerar preocupação generalizada entre emigrantes, muitos dos quais estão a adquirir bilhetes de barco com antecedência para viagens programadas para depois de 12 de Setembro, numa tentativa de evitar o mesmo cenário.
Na quinta-feira, 04, o navio Kriola realizou a viagem regular às 16:00 e na madrugada desta sexta-feira fez uma viagem extraordinária a pedido dos TACV, para transportar passageiros que ainda se encontravam retidos na ilha do Fogo, alguns dos quais deveriam ter viajado nos dias 31 de Agosto e nos primeiros dias de Setembro.
Com uma capacidade máxima para 160 passageiros, o navio não tem conseguido suprir a procura, que, em condições normais, seria atendida por dois voos diários da TACV entre a Praia e São Filipe.
No entanto, a transportadora aérea nacional tinha programado dois voos diários Praia/São Filipe/Praia, o que deixa ainda muitos passageiros retidos na ilha, apesar da prioridade dada aos que têm ligações internacionais.
Os passageiros afectados apelam às autoridades competentes para que encontrem uma solução, sublinhando que a conexão interilhas é fundamental para a estabilidade laboral dos emigrantes nos países de acolhimento.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments