sexta-feira, 25 julho 2025

A ATUALIDADE

Governo garante controlo da peste suína na ilha da Boa Vista

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, afirmou esta segunda-feira na cidade da Praia que a peste suína registada na ilha da Boa Vista já está controlada, com estratégias já implementadas pelo Governo para a sua erradicação.

Esta declaração foi feita à imprensa, à margem de uma visita realizada hoje ao INSP (Instituto Nacional de Saúde Pública) enquadrada na estratégia de gestão de proximidade com o objectivo de conhecer ‘in loco’ a funcionalidade da instituição e partilhar os projectos em curso, desafios e perspectivas futuras.

Segundo o ministro, o próximo passo será a execução de um conjunto de acções entre os ministérios da saúde, e da Agricultura e Pecuária para garantir a eliminação definitiva da doença.

“É preciso definir entre o Ministério da Saúde, (…) e o Ministério da Agricultura [pecuária], definir as estratégias a serem executadas. Agora há um conjunto de acções que serão, portanto, executadas para que definitivamente a posteriori seja declarada a eliminação total da peste suína”, afirmou.

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) anunciou em Fevereiro deste ano um surto de peste suína africana na Boa Vista, uma doença viral altamente contagiosa entre os porcos, provoca grandes perdas económicas, mas não constitui nenhum risco para a saúde humana.

Ainda durante a sua declaração, Jorge Figueiredo alertou para o aumento de casos de VIH/SIDA a nível global, particularmente entre jovens de 15 a 24 anos, e assegurou que Cabo Verde está a acompanhar de perto essa situação.

Conforme disse, o aumento pode estar relacionado com mudanças de comportamento durante o período da pandemia da Covid-19.

“Parece que está relacionado com alterações de conduta nos períodos em que nós tivemos a Covid-19. Há também um aumento de casos de sífilis, inclusive neonatal. Mas estamos a acompanhar, estamos a fazer o nosso trabalho. Tudo indica que há uma tendência à normalização dos dados daqui à medida que nós vamos avançando com a investigação”, acrescentou.

O ministro adiantou ainda que o país tem investido na prevenção, com destaque para a introdução da vacina contra o HPV, garantindo que todas as crianças dos 10 aos 14 anos já estão praticamente vacinadas, e que a cobertura está a ser ampliada para jovens até os 30 anos.

“Todas as crianças, de 10 a 14 anos, jovens, mulheres e rapazes estão praticamente a 100% vacinados. Estamos a ampliar, portanto, a população-alvo. Já estamos a aumentar para os 25 até 30 anos”. Assegurou.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jorge lopes
6 days 16 hours

Chega de tretas. A sério. Este teatrinho de acusações sobre “manuais secretos”, “estratégias de guerra suja” e ...

djonsa
7 days 9 hours

Ah, estas megaoperações com nome pomposo — “Plano Operacional Verão 2025 em Segurança” — são mesmo o equivalente ...

jl
7 days 15 hours

E lá vêm eles outra vez com os planos públicos de “segurança”, com nomes sonantes como “Verão Seguro 2025”, chei ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos