sexta-feira, 25 julho 2025

A ATUALIDADE

Porto Novo: Trabalhadores do saneamento passam a usufruir salário mínimo com efeito retroativo a partir de Janeiro

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Cerca de duas centenas de trabalhadores do saneamento da Câmara Municipal do Porto Novo, passam a receber, com efeito retroativo a partir de Janeiro, o salário de 19 mil escudos mensais, anunciou hoje a autarquia.

A presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Elisa Pinheiro, manifestou à imprensa a sua “grande satisfação” pelo facto de a câmara ter conseguido implementar esta medida, que beneficia 195 chefes de família, os quais passam a usufruir o salário mínimo, a partir de Janeiro.

São trabalhadores que recebiam entre nove e dez mil escudos mensais, uma medida que representa um esforço financeiro na ordem dos mil contos, explicou a autarca, que se mostrou “orgulhosa” por poder dar “resposta a uma questão de emergência social” no seu município.

“Estamos extremamente contentes, porque, para a câmara municipal, era uma questão de emergência social e da dignidade humana”, sublinhou Elisa Pinheiro, para quem “já era tempo de dar algum conforto” a esses chefes de família, que "cuidam do saneamento" neste município.

Além de passar a receber o salário mínimo, o pessoal vai passar também a beneficiar da protecção social, estando a equipa camarária a preparar um plano que será submetido ao Instituto de Previdência Social (INPS) para “o pagamento das dívidas encontradas, à volta de 135 mil contos”.

“Estamos felizes, porque estes chefes de família merecem”, sublinhou a presidente da câmara municipal, assegurando ainda que estão a ser criadas as condições em termos de equipamentos para a segurança desses colaboradores.

A autarca garantiu que depois do pessoal do saneamento o seu executivo está a criar as condições para, igualmente, abarcar os colaboradores de outros serviços da câmara municipal que ainda não recebem o salário mínimo.

 A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jcf
14 hours 49 minutes

Bem... olha, depois de ler isso tudo, a única dúvida que fico é se estamos a falar dum santo ou dum espécime de museu ant ...

jl
15 hours 13 minutes

Asemana, favor darem uma notícia de cabeça tronco e membros, que****** é essa que postam online ??? Os factos para uma no ...

Dipak
1 day 13 hours

Só tretas, só conversas sem resultados práticos. Hoje tudo o que emana de gente da Não Justiça vale zero. Direito intern ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos