sábado, 23 agosto 2025
enfrdeitptes

Governo autoriza Tesouro a renovar aval à empresa privada de catering para contrair empréstimo de mais 13 mil contos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Governo autorizou a Direcção Geral do Tesouro a prorrogar o prazo do aval do Estado concedido à Freitas Catering Services, SA., no montante de 13.631.771 escudos contraídos junto do banco BAI Cabo Verde, SA.

Esta informação consta de um despacho do ministro das Finanças e do Fomento Empresarial, publicado no Boletim Oficial de segunda-feira.  

De acordo com o documento, a FCS – Freitas Catering Services, SA, contraiu junto do banco BAI Cabo Verde, SA, um empréstimo bancário no valor total de 22 milhões de escudos, destinado ao reforço da sua tesouraria e a facilitar as condições de retoma da sua actividade.

Isto porque, justificou, a actividade da empresa foi “fortemente afectada pela paralisação das ligações aéreas internacionais, particularmente, nas ilhas do Sal e Boa Vista, provocada pelo impacto da crise económica internacional”.

No entanto, acrescentou o mesmo documento, a crise referida impactou a economia como um todo, tendo afectado também os clientes da empresa, o que trouxe constrangimentos na sua tesouraria, por sucessivos incumprimentos registados, que provocaram irregularidades a nível da entrada das receitas previstas.

“Perante este cenário, a FCS teve a necessidade de recorrer à reestruturação do crédito avalizado através do despacho n.º 110/2022, de 5 Dezembro, para uma melhor gestão dos fluxos financeiros da sua tesouraria”, refere o documento, acrescentando que o banco credor aprovou a reestruturação do crédito, com o alargamento da sua maturidade por um período adicional de 18 meses, perfazendo um prazo total da operação de 42 meses, no montante do capital em dívida de 13.631.771 escudos.

De acordo com o despacho, a FCS solicitou a renovação do aval do estado como condição de garantia.

Neste sentido, considerando o papel relevante que a FCS desempenha a nível do setor do turismo e dos transportes, que são áreas de relevância para a economia do País, o Estado de Cabo Verde reconhece a manifesta importância em apoiar a empresa na reestruturação do crédito, através da renovação deste aval”.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
21 hours 58 minutes

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
1 day 13 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
2 days 6 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos