Tuesday, 01 July 2025

I INTERNACIONAL

×

Warning

Joomla\CMS\Cache\Storage\FileStorage::_deleteFolder Failed deleting 7279841658489a6b61126cfd856c0159-cache-page-dda2ce342225c4a6955bdbb9939c1159.php

Cidadãos das Canárias saem à ruas contra turismo em massa. Eis as imagens

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Os habitantes das Canárias saíram hoje à rua para exigir mudanças devido às perturbações causadas pelo turismo de massas na região, segundo a agência Efe.

As manifestações, sob o lema "Canarias tiene un límite" (As Canárias têm um limite), começaram às 12:00 em todo o arquipélago, num dia em que também haverá manifestações em diferentes cidades espanholas e europeias.

Em Madrid o protesto começou mais cedo, na Puerta del Sol, para criticar um modelo económico que os "expulsa" da sua terra. "Hoje estamos aqui porque não podemos estar lá", segundo um manifesto, lido no local.

A manifestação começou pontualmente em Las Palmas, na Grande Canária, onde milhares de pessoas estão a marchar ao longo do passeio marítimo de Las Canteras, e também nas restantes ilhas.

Os problemas são maiores em Santa Cruz de Tenerife, onde milhares de pessoas continuam a reunir-se na Plaza Weyler, que está apinhada, enquanto um fluxo constante de passageiros continua a descer dos elétricos e autocarros sobrelotados, disse a Efe. 

O protesto foi desencadeado pela denúncia do esgotamento do modelo daquele que é o motor económico das ilhas (35% do PIB das Canárias e quase 40% do emprego) e a exigência de uma moratória, de uma ecotaxa e da regulamentação da compra de habitação por estrangeiros.

Mas, com o passar das semanas, o debate alargou-se e chegou aos elevados índices de pobreza, aos baixos salários, ao aumento do preço das rendas e à saturação das estradas e dos espaços naturais.

A Semana com Lusa

 

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

lucas
5 days 5 hours

Vamos falar claro. Violência sexual contra crianças não é um problema invisível. Está à vista de todos — e está a ...

jcf
5 days 10 hours

Se quer mesmo estudar a história africana, Elsa, aqui vai a bibliografia que deveria ter lido antes de escrever esse panflet ...

jcf
5 days 10 hours

Ó digníssima articulista, Elsa Fontes — quanta verborreia embalsamada em citações dos velhos profetas de Coimbra e Lisb ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos