A inauguração do Centro de Interpretação da Reserva da Biosfera do Fogo constitui um “marco significativo” para a promoção e valorização do rico património natural e cultural da ilha, segundo a Associação Projecto Vitó.
Localizado em Chã das Caldeiras (Portela), o centro é inaugurado e aberto ao público na próxima segunda-feira, 27.
A construção do centro é uma das principais acções do projecto "Apoio à Implementação da Reserva da Biosfera da Ilha do Fogo", que contou com o financiamento do GEF SGP e o cofinanciamento da Câmara Municipal de Santa Catarina e da Fundação Audemars Piguet.
Este projecto visa consolidar a ilha do Fogo como uma Reserva da Biosfera, reconhecida mundialmente pela sua biodiversidade única e pelas práticas sustentáveis de convivência entre a população e o meio ambiente.
A inauguração do centro representa um passo significativo na valorização do Fogo, não só como um destino turístico, mas também como um exemplo de sustentabilidade ambiental.
O espaço terá um papel “fundamental” na educação ambiental, oferecendo informações sobre a rica fauna, flora e geodiversidade da ilha, além de destacar as iniciativas locais para preservar esse património.
O centro contará com diversos recursos, e além dos painéis informativos e um mapa macro para contextualizar a reserva, terá uma área dedicada à interpretação da fauna e flora, com ênfase na avifauna local, assim como uma tela grande de TV e vídeos sobre a ilha.
O ponto alto será o uso de óculos de realidade virtual 3D, que permitirão aos visitantes vivenciar a experiência de subir ao Pico do Fogo ou à Bordeira, mesmo sem poder fazer a trilha fisicamente ou antes da subida física, segundo o director executivo da Associação Projecto Vitó, Herculano Dinis.
No próximo mês de Fevereiro, o centro receberá a visita de uma equipa da Universidade de Goethe de Frankfurt (Alemanha) que trará equipamentos audiovisuais para capturar/registar vários percursos dentro de Chã das Caldeiras como a subida ao Pico e à Bordeira e disponibilizar os percursos mais emblemáticos em realidade virtual.
A Semana com Inforpress
Terms & Conditions
Report
My comments