quarta-feira, 29 maio 2024

Ideias de Amílcar Cabral para a liberdade em evento poético musical em Benavente

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 As ideias de Amílcar Cabral para a libertação de Cabo Verde e da Guiné-Bissau são o mote de um evento poético musical que reúne hoje, em Benavente, atores e músicos numa homenagem ao líder africano.

Esta celebração cultural decorre no Cineteatro de Benavente e vai contar com o desempenho de Manuel Estevão, no papel de Amílcar Cabral, e da cantora Sofia Carvalho, acompanhada pelos músicos Armando Tito (violão), Djone João Paulo Santos (cavaquinho), Lopes Blimundo (percussão) e Nando Andrade (teclas).

De entrada livre, o espetáculo recorre a “músicas relacionadas com a luta de Amílcar Cabral e com base em alguns dos seus textos”, segundo informação da Câmara Municipal de Benavente, distrito de Santarém, que incluiu o evento nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

“Com as suas ideias para libertar a Guiné e Cabo Verde do colonialismo português, Amílcar Cabral influenciou outros movimentos independentistas africanos e contribuiu para o 25 de Abril, em Portugal”, lê-se na nota que acompanha a divulgação do espetáculo.

O centenário do nascimento de Cabral será assinalado com várias iniciativas em Portugal, Cabo Verde e na Guiné-Bissau.

O líder histórico da independência guineense e cabo-verdiana nasceu na Guiné-Bissau em 12 de setembro de 1924, tendo partido para Cabo Verde com oito anos. Licenciou-se em Portugal e desenvolveu vários trabalhos na área da agronomia.

Fundador do então PAIGC, liderou os movimentos independentistas em Cabo Verde e na Guiné-Bissau.

Assassinado em Conacri aos 49 anos, em 20 de janeiro de 1973, Cabral não chegou a assistir à declaração unilateral da independência na Guiné-Bissau, que aconteceu a 24 de setembro de 1973, sete meses antes do 25 de Abril de 1974.

A Semana  com Lusa

120 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Antonio
1 day 15 hours

Que grande reflexão do Água Lusa!!! Bem enquadrado. Até os nascidos na era portuguesa não são valorizados.

Daniel Dias
5 days 20 hours

Coitado do Leão Vulcão. Perdeu o emprego.

liketerra
7 days 12 hours

A criminalidade Murdeira já é de muito tempo e inclui os proprios admnistradores condominio que mandam os guardas agridi

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos

Outras Referências