quarta-feira, 24 junho 2026

A ATUALIDADE

Fogo: Primeiro-ministro destaca cumprimento de promessas no final da visita à ilha

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, fez um balanço positivo da visita de dois dias à ilha do Fogo, marcada por “intensas acções e o cumprimento dos compromissos assumidos” pelo Governo para com a ilha.

Ao testemunhar um conjunto de protocolos celebrados entre o Governo e a Câmara Municipal de São Filipe, último ponto de agenda, o chefe do Governo disse que em apenas um dia e meio foi possível concretizar um vasto conjunto de iniciativas, dando a sensação de uma permanência mais longa na ilha.

Entre as principais realizações, destacou a inauguração do novo terminal de passageiros e a ampliação do aeródromo de São Filipe, a asfaltagem de vias de acesso, bem como o lançamento da iluminação da via de acesso ao aeródromo, da ciclovia e do percurso pedonal.

“O essencial é o que prometemos, cumprimos”, afirmou Ulisses Correia e Silva, acrescentando que, em pouco mais de um mês, o Governo anunciou, celebrou e começou a executar vários protocolos em São Filipe, nos Mosteiros e em Santa Catarina do Fogo.

Para o primeiro-ministro, estas acções são fundamentais para reforçar a confiança dos cidadãos na política, indo além dos discursos e traduzindo-se em resultados concretos.

O governante destacou ainda a importância da parceria entre o poder central e o poder local, lembrando que a Constituição impõe a complementaridade e o princípio da subsidiariedade, partindo do pressuposto de que o território nacional é único e indivisível.

“É nas ilhas, nos bairros, nas cidades e nas ruas onde as pessoas vivem que se constrói o desenvolvimento”, frisou.

Ulisses Correia e Silva considerou que levar o Governo às ilhas representou um grande progresso, reforçando a legitimidade de todas as ilhas em acolher a acção governativa e fortalecer o sentimento de pertença, proximidade e valorização de todo o território nacional.

No quadro dos investimentos em curso, o primeiro-ministro destacou o protocolo para a requalificação da estância balnear e turística de Salinas, cujo processo se encontra em fase de consolidação, prevendo um investimento de cerca de 130 mil contos.

Referiu ainda a criação do polo da Escola de Hotelaria e Turismo na Casa do Sol, como aposta estratégica na formação e no desenvolvimento do sector turístico.

Para o chefe do Governo, estas iniciativas visam servir melhor os cidadãos e dar respostas concretas às suas necessidades, criando expectativas positivas, incentivando a iniciativa privada e reforçando a confiança das comunidades na diáspora.

“Tudo isto contribui para aumentar a autoestima das pessoas e estimular investidores, técnicos e jovens talentos a darem o seu melhor pelo país”, finalizou.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Miranda
2 days 7 hours

Boa iniciativa essa da reedição de Lexico de Armando Napoleão Fernandes, de S.Catarina. Avante com o trabalho e força ...

jmn
4 days 17 hours

Francisco Carvalho recebeu do povo cabo-verdiano uma oportunidade histórica. Uma maioria absoluta não é um prémio pessoal ...

Terra
8 days 21 hours

A nossa terra a muito que fazer sobre descriminação sobre essas matérias os nossos políticos estão a usar memórias d ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos