quarta-feira, 24 junho 2026

A ATUALIDADE

Caminhada pela Paz sensibiliza alunos contra violência no meio escolar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

A Fundação Donana realizou hoje uma “Caminhada pela Paz” com alunos da Escola 13 de Janeiro e da ESAD com o objectivo de promover valores de cidadania, diálogo e não violência no meio escolar.

A Caminhada pela Paz com alunos da escola  Escola 13 de Janeiro e da Escola Secundária Abílio Duarte, ESAD, realizou-se no âmbito do Dia da Não Violência Escolar e Educação para a Paz, assinalado a 30 de Janeiro, com o objectivo de promover valores de cidadania, diálogo e não violência no meio escolar.

A iniciativa enquadra-se no projecto “Rede de Escolas Parceiras da Fundação Donana para a Formação em Educação para a Cidadania”, criado em 2012, e integrou o módulo Educação para a Paz, um dos oito módulos do curso de Educação para a Cidadania desenvolvido pela fundação.

Segundo a presidente da Fundação Donana, Ana Maria Almada, o principal objectivo é “cultivar a paz” através de acções contínuas no meio escolar.

“Não é com uma marcha que se promove a paz. A paz trabalha-se todos os dias, a marcha é apenas o início de um conjunto de formações e actividades que vão decorrer ao longo do ano”, afirmou.

Durante a semana que antecedeu a caminhada, os estudantes participaram em várias actividades pedagógicas, incluindo pesquisas, produção de textos, frases, desenhos e cartazes, culminando na construção da Árvore da Paz, instalada à entrada da escola, com mensagens elaboradas pelos próprios alunos.

Por sua vez, a directora da Escola Secundária Abílio Duarte, Ângela Varela, considerou “enorme” o significado de a escola integrar este projecto.

“Todos os dias trabalhamos a paz na escola, mas esta marcha vem reforçar ainda mais a importância de cultivar a paz não só na escola, mas também na família e na sociedade”, disse, acrescentando que a instituição aposta tanto na prevenção como na formação para lidar com os desafios da violência escolar.

A directora ressaltou ainda o envolvimento positivo dos estudantes, dos professores e das estruturas de apoio da escola, afirmando que o objectivo é formar não apenas bons alunos, mas “homens e mulheres de bem”.

Garantiu também que o agrupamento está aberto à continuidade do projecto, com futuras acções de formação para docentes e alunos.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos alunos. A educanda Beatriz Pereira, do 12.º ano, considerou a caminhada “muito importante”, defendendo que projectos deste género devem ser realizados com mais frequência.

“O mundo precisa de mais amor e harmonia. Esta marcha é um bom começo para promover a paz”, afirmou.

A Caminhada pela Paz reuniu alunos do 5.º ao 12.º anos das escolas do agrupamento. 

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Miranda
2 days 7 hours

Boa iniciativa essa da reedição de Lexico de Armando Napoleão Fernandes, de S.Catarina. Avante com o trabalho e força ...

jmn
4 days 17 hours

Francisco Carvalho recebeu do povo cabo-verdiano uma oportunidade histórica. Uma maioria absoluta não é um prémio pessoal ...

Terra
8 days 21 hours

A nossa terra a muito que fazer sobre descriminação sobre essas matérias os nossos políticos estão a usar memórias d ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos