quarta-feira, 24 junho 2026

A ATUALIDADE

Governo está a trabalhar para criar subsidiação de combustível para a pesca – ministro do Mar

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

O ministro do Mar, Jorge Santos, anunciou esta sexta-feira que o Governo está a trabalhar na criação de um subsídio para o combustível destinado à pesca, visando equiparar o sector aos benefícios já existentes na marinha mercantil.

Jorge Santos reagia às declarações do presidente da Associação dos Armadores de Pesca (Apesc), Suzano Vicente, que afirmou ser necessária uma compensação face às mudanças climáticas que afectam as pescas em Cabo Verde, sugerindo um subsídio para a aquisição de gelo e de combustível.

“Já existe um combustível para a actividade marítima, mas que não basta. Estamos a trabalhar ao nível do Governo para ver se conseguimos ter ainda mais uma subsidiação para a actividade da pesca”, afirmou.

Segundo Jorge Santos, as compensações são feitas de diversas formas. Em primeiro lugar, explicou, passa pela criação de um sistema de financiamento, pela agregação de valor à pesca artesanal e costeira e também pela promoção da pesca semi-industrial e industrial.

“É isso que estamos a fazer com os fundos. Estamos com vários projectos em curso. Neste momento, há também uma reforma do Fundo Autónomo das Pescas e um conjunto de actividades que estão a ser desenvolvidas para garantir essa promoção”, precisou.

Conforme o governante, a pesca é uma actividade com riscos acrescidos, uma vez que as mudanças climáticas exercem um grande impacto sobre o sector. 

Acrescentou ainda que outra forma de compensação passa pelo envolvimento das comunidades piscatórias em todas as decisões relacionadas com investimentos.

“As pessoas desvalorizam a fibragem e a motorização das embarcações, mas a fibragem aumenta a capacidade de resistência das embarcações, garante mais segurança e maior capacidade de enfrentar as alterações climáticas. Com a motorização, os barcos passam a ter potência para ir mais longe”, argumentou.

Segundo Jorge Santos, a questão do gelo também está a ser acautelada pelo executivo. Nesse sentido, explicou, estão a ser montadas, em parceria com o Japão, várias unidades de produção de gelo na Ponta do Sol, no Tarrafal de Monte Trigo, nos portos da Furna, na Brava, na Preguiça, em São Nicolau, na Boa Vista, entre outros locais.

“Estamos a instalar vários sistemas e unidades de produção de gelo, utilizando simultaneamente energia solar para diminuir os custos. O gelo produzido com energia a preços de mercado fica, com certeza, extremamente caro para o pescador”, concluiu, lembrando que o Governo também assegura formação gratuita nas áreas da marinha e da pesca.


A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Miranda
2 days 12 hours

Boa iniciativa essa da reedição de Lexico de Armando Napoleão Fernandes, de S.Catarina. Avante com o trabalho e força ...

jmn
4 days 22 hours

Francisco Carvalho recebeu do povo cabo-verdiano uma oportunidade histórica. Uma maioria absoluta não é um prémio pessoal ...

Terra
9 days 2 hours

A nossa terra a muito que fazer sobre descriminação sobre essas matérias os nossos políticos estão a usar memórias d ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos