sábado, 13 setembro 2025

A ATUALIDADE

Banco Mundial: Cabo Verde com desempenho “acima da média” na execução de projectos

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Banco Mundial (BM) classificou esta terça-feira o desempenho de Cabo Verde na execução de projectos financiados pela instituição como “acima da média” dos demais países, destacando a rapidez e eficácia do arquipélago, sobretudo em situações de emergência.

A avaliação foi feita na cidade da Praia pelo director executivo para o Brasil e um grupo de países latino-americanos e caribenhos, Marcos Chiliatto, após um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

A reunião ocorreu no âmbito da primeira missão oficial de directores executivos do Banco Mundial a Cabo Verde, que decorreu entre os dias 05 e 09 de Setembro.

“O mais fácil é comparar com os demais países. E o nível e o ritmo de execução de Cabo Verde está acima da média dos outros países. Cabo Verde é um país que vem executando bem os seus projectos”, afirmou Marcos Chiliatto.

O responsável sublinhou que o arquipélago tem respondido de forma rápida e eficaz, nomeadamente em situações de emergência, como as chuvas que recentemente afectaram a ilha de São Vicente.

“(…) Cabo Verde é um país que responde rápido. No caso do desastre, o país foi capaz de responder muito rápido. Em menos de 48 horas foi desembolsado por isso”, afirmou Marcos Chilliatto, que avançou que a comitiva esteve em São Vicente para estabelecer contacto directo com famílias afectadas, registando os impactos da mudança climática nos pequenos Estados insulares.

Recordou que o Banco Mundial foi um dos primeiros parceiros a disponibilizar apoio imediato a São Vicente, com um financiamento de 10 milhões de dólares através de um mecanismo de resposta rápida a desastres que Cabo Verde já tinha pré-aprovado.

Na ilha do Sal, o grupo visitou o aeroporto, estradas e o pontão de Santa Maria em reabilitação.

Marcos Chiliatto garantiu ainda que o Banco Mundial continuará a apoiar o país, não apenas em situações de emergência, mas também nas fases de recuperação e reconstrução.

A instituição está, actualmente, a preparar um novo quadro de cooperação plurianual em diálogo com o Governo, que irá definir as futuras prioridades de desenvolvimento de Cabo Verde.

Nesta que é a primeira visita oficial de directores executivos do Banco Mundial a Cabo Verde, a comitiva visitou as ilhas do Sal, São Vicente, Santo Antão e Santiago para acompanhar projectos de infra-estrutura, turismo, economia azul, saúde e desenvolvimento do capital humano.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Semedo
3 days 21 hours

O sindicato grevista é extremista e quer resolver os assuntos à " "pancada" .o outro Sindicato é mais sensato Que culpa ...

Tera
6 days 3 hours

Leberdade e dereito de expresso Haha Haja consencia tudo isso e para benefícios proprio, Como saude e comprar casas na USA ...

mano
6 days 8 hours

Na uxem a propriedade privada para colar cartazes e escrever nas paredes...na faxas ixo

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos