terça-feira, 22 julho 2025

A ATUALIDADE

Portugal: Prosseguem limpeza e reconstrução das habitações demolidas no bairro do Talude Militar em Loures

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os moradores do bairro do Talude Militar, em Loures (Portugal), com o apoio de alguns voluntários, prosseguiram este domingo os trabalhos de limpeza de entulhos e reconstrução das habitações demolidas no início da semana pela Câmara Municipal de Loures.

Ao contrário de sábado, quando dezenas de voluntários e técnicos da autarquia de Loures se juntaram à iniciativa, este domingo a presença no terreno foi mais reduzida. Poucos voluntários e moradores, maioritariamente de origem santomense, dedicavam-se à remoção dos detritos.

A campanha de limpeza, organizada pelo movimento Vida Justa, visou devolver alguma salubridade ao espaço e garantir que as dezenas de famílias ali residentes possam viver com mais dignidade.

Os moradores que permanecem no bairro, não quiseram gravar entrevista aos órgãos de comunicação presentes e limitaram-se a expressar o desejo de “um pouco de sossego” para que possam reconstruir as suas “barracas”, uma vez que muitos ainda se encontram ao relento.

Ou seja, ajuntaram que ainda há famílias a dormir em tendas, facto constatado pela Inforpress no local.

Para além da remoção de entulhos e da reconstrução das "barracas de lata", três voluntários dedicavam-se à construção de uma casa de banho com sanita seca, visando melhorar as condições sanitárias do local.

No sábado, realizou-se uma assembleia de moradores, onde foram definidos os próximos passos da sua luta por uma “vida justa”, segundo informações do movimento Vida Justa.

A Embaixada de Cabo Verde em Portugal indicou que neste bairro residiam oito cabo-verdianos, distribuídos por três agregados familiares.

A Câmara Municipal de Loures iniciou na segunda-feira, 14, uma operação de demolição de 64 habitações, ou “barracas de lata”, onde residiam 161 pessoas, incluindo idosos, mulheres, homens e crianças.

Em dois dias, foram demolidas 55 construções, antes da suspensão das operações por despacho do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa, na sequência de uma providência cautelar interposta por 14 moradores.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

jorge lopes
4 days 2 hours

Chega de tretas. A sério. Este teatrinho de acusações sobre “manuais secretos”, “estratégias de guerra suja” e ...

djonsa
4 days 19 hours

Ah, estas megaoperações com nome pomposo — “Plano Operacional Verão 2025 em Segurança” — são mesmo o equivalente ...

jl
5 days 1 hour

E lá vêm eles outra vez com os planos públicos de “segurança”, com nomes sonantes como “Verão Seguro 2025”, chei ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos