quarta-feira, 16 julho 2025

A ATUALIDADE

Ministro da Saúde anuncia para próximo ano novas especialidades médicas em Cabo Verde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, anunciou hoje que se iniciam, no próximo ano, em Cabo Verde, algumas especialidades médicas, nomeadamente a cirurgia, a pediatria, a ginecologia, a anestesia, a medicina interna e a medicina geral e familiar.

“Essas seis especialidades, dos quais a medicina geral já está a funcionar, vão permitir capacitar ainda mais o país”, indicou o governante.  

Estas especializações, acrescenta o ministro, serão feitas com recurso a médicos cabo-verdianos que vivem fora e, segundo ele, “são professores universitários a nível internacional”.

O governante fez este anúncio durante o debate, no parlamento, sobre o estado da saúde no país, agendado a pedido da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

Para Jorge Figueiredo, estas formações permitirão a Cabo Verde reduzir a sua dependência em relação às missões internacionais, nomeadamente de Cuba e China.

Apontou o horizonte 2035 como meta para o país substituir, com sustentabilidade, os médicos estrangeiros que actualmente laboram no arquipélago.

“Se nós melhorarmos bastante, do ponto de vista das infraestruturas e dos equipamentos, não podemos ainda acompanhar toda essa evolução com o número de recursos humanos efetivamente necessários para fazer funcionar o sistema”, admitiu Jorge Figueiredo.

De acordo com o ministro, se há uma redução de mortalidade geral, é porque há efectivamente melhoria das condições das consultas.

Anunciou que num prazo de quatro a cinco anos serão iniciadas formações em outras especialidades, como cardiologia, orto-traumatologia, oncologia, oftalmologia, psiquiatria e hematologia.

“A formação destas especialidades vai impactar na redução das evacuações em mais ou menos 30%”, indicou Jorge Figueiredo.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

nhonho
1 day 2 hours

Pois... se algum dia houver uma auditoria independente a sério, daquelas sem comadres nem primos metidos na jogada, nem o pr ...

jacob vicente
1 day 10 hours

Oh minha querida… ainda estás nessa fase ingénua de acreditar em estatísticas oficiais? Ai se soubesses. Tantas moças h ...

jacob vicente
1 day 10 hours

Ah, morosidade? Que exagero! Devem estar a confundir o sistema judicial de Cabo Verde com um sistema judicial eficiente. Eu t ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos