quarta-feira, 16 julho 2025

A ATUALIDADE

Preços do milho 2ª, arroz 1ª, feijão congo e óleo alimentar sobem no primeiro trimestre

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os preços médios do milho 2.ª, arroz 1.ª, feijão congo e óleo alimentar registaram subidas no primeiro trimestre de 2025, comparativamente ao trimestre anterior, apurou esta terça-feira a Inforpress.

Estes dados constam do Observatório do Mercado divulgados pelo Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Agricultura e Ambiente.

De acordo com a Análise Trimestral dos Preços Nacionais, referente ao período de Janeiro a Março de 2025, os preços médios dos produtos alimentares de primeira necessidade (PAPN) apresentaram um crescimento médio mensal positivo, à exceção do milho local e do arroz 2.ª – variedade considerada de qualidade inferior ao arroz 1.ª, por conter mais grãos partidos e impurezas.

Em termos médios, os preços dos cereais e feijões registaram crescimentos mensais de 0,9% e 1,2%, respectivamente.

Em comparação com o trimestre passado, observou-se uma oscilação negativa generalizada nos preços médios dos produtos, com exceção do milho 2ª, arroz 1ª, feijão congo e óleo alimentar, cujos preços subiram 3,2%, 1,2%, 1,1% e 3,8%, respectivamente.

De acordo com o documento, as descidas verificadas nos restantes produtos ficaram todas abaixo dos 4,0%.

Na comparação homóloga, a tendência dos preços médios revelou-se mista. As quedas mais expressivas ocorreram nos preços do milho local (10,3%), arroz 2.ª (7,7%) e farinha de trigo (6,2%).

Já os aumentos mais relevantes foram registados no arroz 1ª (7,5%), feijão congo (7,2%) e óleo alimentar (3,9%).

A publicação trimestral fornece uma visão sintética sobre a evolução dos preços nacionais dos PAPN, contribuindo para o acompanhamento da segurança alimentar e nutricional no país.

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

nhonho
1 day 2 hours

Pois... se algum dia houver uma auditoria independente a sério, daquelas sem comadres nem primos metidos na jogada, nem o pr ...

jacob vicente
1 day 10 hours

Oh minha querida… ainda estás nessa fase ingénua de acreditar em estatísticas oficiais? Ai se soubesses. Tantas moças h ...

jacob vicente
1 day 10 hours

Ah, morosidade? Que exagero! Devem estar a confundir o sistema judicial de Cabo Verde com um sistema judicial eficiente. Eu t ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos