Os governos do Brasil e da China assinaram esta segunda-feira um acordo de cooperação para estudos que determinarão a viabilidade de uma linha ferroviária ligando o estado brasileiro da Baia ao porto peruano de Chancay, informaram fontes oficiais.
Num comunicado, o Ministério dos Transportes do Brasil explicou que a participação chinesa será através da empresa pública China State Railway Group, que colaborará nos estudos de viabilidade "económica, social e ambiental da iniciativa.
O projeto, ainda em fase inicial, visa construir uma linha ferroviária que ligaria o porto de Ilhéus, no Oceano Atlântico ao porto peruano de Chancay, no Oceano Pacífico.
“A proposta busca reposicionar o país no comércio internacional, promovendo ganhos logísticos, económicos e ambientais, especialmente para as exportações brasileiras com destino ao mercado asiático”, lê-se no comunicado do Governo brasileiro.
O terminal portuário peruano, que iniciou as suas operações em junho passado, foi construído com significativo contributo de capital chinês e é um dos projetos que o Peru fechou com a China no âmbito da Nova Rota da Seda, da qual o Brasil não faz parte.
De acordo com o projeto inicial, que será estudado por Brasil e China, a ferrovia para o Peru partiria do porto de Ilhéus e chegaria a Chancay pelos estados brasileiros de Goiás, Mato Grosso, Rondónia e Acre.
"O eixo a ser analisado poderá se tornar a espinha dorsal de uma nova rota bioceánica, o que impulsionaria ainda mais o comércio internacional do Brasil e proporcionaria vantagens significativas para as exportações para a Ásia", concluiu o Ministério dos Transportes brasileiro em nota.
A Semana com Lusa
Terms & Conditions
Report
My comments