domingo, 24 agosto 2025

A ATUALIDADE

Fogo: Obras da reabilitação do Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda começam nas férias escolares – delegado

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

As obras da reabilitação integral do Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda, localizado em Santa Catarina do Fogo, terão início durante as férias escolares, disse à Inforpress o delegado do Ministério da Educação, Osvaldo Rodrigues.

A intervenção surge no âmbito do protocolo assinado entre o Ministério da Educação e a Embaixada da China, que visa a reabilitação e modernização de três escolas secundárias construídas com financiamento da Cooperação Chinesa.

Segundo Osvaldo Rodrigues, os trabalhos no complexo educativo arrancarão ainda durante o período das férias escolares.

O delegado adiantou que as obras devem durar entre dez e 12 meses e que, para garantir o normal funcionamento do próximo ano lectivo (2025/26), a Delegação do Ministério da Educação contará com o apoio da câmara de Santa Catarina do Fogo na disponibilização de espaços alternativos para as aulas.

Entre as soluções estudadas, Osvaldo Rodrigues mencionou o uso de salas do Centro de Juventude e do matadouro municipal, além de duas salas na escola da localidade de Figueira Pavão, no período da tarde, e das instalações da escola básica de Cova Figueira, que ficam disponíveis também no turno vespertino.

Osvaldo Rodrigues disse que já manteve contactos com o vereador da área de Educação, devido à ausência temporária do presidente da câmara, e que dará continuidade ao diálogo para assegurar os espaços necessários à realização das aulas.

No final de 2024, uma equipa técnica da Embaixada da China em Cabo Verde visitou o Complexo Educativo Eduardo Gomes Miranda para realizar um levantamento detalhado das necessidades de reabilitação da infraestrutura, construída em 2011. 

O relatório técnico apontou a necessidade de reabilitação do telhado, substituição do sistema eléctrico, cobertura da placa desportiva e construção de um auditório, entre outras intervenções.

O complexo educativo foi construído através de uma parceria entre o Governo de Cabo Verde e a Embaixada da República Popular da China, e conta com sete salas de aula, uma biblioteca (salão multiuso), sala de professores, gabinete do diretor e uma pequena secretaria.

 

A Semana com Inforpress

2500 Characters left


Colunistas

Opiniões e Feedback

Terra
1 day 22 hours

Ate 130 000 escudos para Cabo Verde edemas com toda tereno do estado que ele tem no seu poder ainda quer mais cara do pau, ...

ahahahag
2 days 13 hours

Olha, os caboverdianos têm uma habilidade quase artística para cair nesses esquemas das encomendas mágicas — mas quando ...

Nais
3 days 6 hours

Basta desocupar ou ocupar os espaços com processos armazenados há mais de 10 anos. O povo está farto e re ...

Pub-reportagem

publireport

Rua Vila do Maio, Palmarejo Praia
Email: asemana.cv@gmail.com
asemanacv.comercial@gmail.com
Telefones: +238 3533944 / 9727634/ 993 28 23
Contacte - nos